quinta-feira, 30 de abril de 2020

Jogo: Celeste (PS4 / Xbox One / PC / Switch)





O jogo Celeste é um jogo de plataforma no qual os jogadores controlam uma garota chamada Madeline enquanto ela sobe em uma montanha chamada Celeste, evitando vários obstáculos mortais. Além de pular e escalar paredes por um período limitado de tempo, Madeline tem a capacidade de realizar um traço no meio do ar nas oitodireções cardeais. Este movimento só pode ser realizado uma vez e deve ser reabastecido, seja aterrissando no chão ou atingindo certos objetos, como cristais (embora o jogador receba uma segunda colisão mais tarde no jogo). Foi desenvolvido pelos canadenses Matt Thorson e Noel Berry. O jogo foi originalmente criado como um protótipo de quatro dias durante uma game Jam, e depois foi expandido para o seu lançamento completo. Celeste foi lançado em Janeiro de 2018 para Microsoft Windows, Nintendo Switch, Playstation 4, Xbox One, Sistema macOS e Linux. O jogo recebeu aclamação da crítica e foi premiado como "Melhor Jogo Independente" e "Jogo Mais Impactante" no The Game Awards 2018, além de ter sido indicado para “Jogo do Ano” e "Melhor Trilha Sonora" nesta mesma premiação.

Análise feita pelo neuropsicólogo Leandro

É um jogo muito bom, pela dificuldade, mecânica, mas também pela história. Nela Madeline quer escalar a montanha Celeste, no começo do jogo/história ela percebe que tem algo estranho na montanha. Essa montanha a faz encontrar com seu próprios pensamentos e desejos. Tanto que em determinado momento ela encontra um espelho e vê seu reflexo, mas em tons de roxo. Ela acha estranho, sai da frente do espelho, mas a imagem fica lá, ou melhor, a imagem saí. Elas tem um desentendimento e a outra, que Madeline chama de Parte de Mim, a persegue e complica a vida dela.

Essa parte de mim é a depressão de Madeline! Sim o jogo aborda o tema da depressão, ansiedade e muitos outros aspectos da vida psicológica, mas vou me ater ao aspecto da depressão que é muito abordado.

Vou agora fazer uma ligação jogo e vida real. A montanha Celeste durante todo o jogo testa a habilidade de Madeline (ou do jogador), existe até uma contagem de mortes no jogo. Essas mortes são todas as vezes que não consegue passar de determinado desafio, todas as vezes que se cai, que se machuca. A montanha Celeste é como a vida de uma pessoa. A pessoa passa por todos os tormentos possíveis durante a vida, muitas vezes cai, se machuca, mas se levanta e segue em frente. E assim como na vida, várias vezes Madeline se pergunta do porquê de tudo aquilo, o porquê escalar, o porquê de viver.

Quantas vezes você já pensou isso? Ou quantas vezes você ouviu de um amigo ou conhecido, ou mesmo paciente, essas mesmas perguntas?

Madeline até tenta desistir, mas ela sabe que essa “parte de mim” vai continuar com ela, então ela tenta tirar isso fora dela. Eliminar, expurgar essa depressão, mas isso só piora a situação. É como se a depressão viesse mais forte.

Já sentiu isso? A depressão vir mais forte depois de tentar expulsar ela?

Pois é, Madeline teve que enfrentar uma “parte de mim” mais forte e poderosa. E graças a ajuda de uma pessoa a parte (podendo ser a velhinha que encontra no começo do jogo ou do amigo que faz durante a escalada) ela compreende, não se pode expulsar isso, faz parte dela, Madeline aprende que a “parte de mim” realmente faz parte dela e é preciso que vivam juntas, em harmonia, para poder escalar essa montanha. Ela compreende que uma depende da outra para poder sobreviver e viver, ou seja, ela depende exclusivamente dela para sobreviver, viver, ser feliz, ser completa.

Hoje em dia muitas pessoas procuram formas de vencer ou de acabar com a depressão, eliminar ela da vida. Isso é impossível, pois todos nós temos momentos de ansiedade, mania e depressão, porém algumas pessoas conseguem controlar melhor suas “partes de mim”, outras compreendem que precisam de ajuda de um psicoterapeuta, ou mesmo de ajuda farmacológica. Buscar ajuda não é uma punição ou a pior parte do seu “jogo da vida”, mas é ser sábio frente a dificuldade.

E você? Já sabe como lidar melhor com essa “parte de mim”? Já procurou seu psicólogo(a)? Já busca ajuda? Você precisa de ajuda?
Se você respondeu que precisa de ajuda, que ainda não buscou, busque ajuda! Temos vários e vários psicólogos(as) espalhados pelo mundo, seja em consultório particular, seja por convênio, seja pelo SUS, seja presencial ou online, busque a sua ajuda!

Só você poderá chegar no topo da Montanha Celeste, mas pode contar com ajuda para escalar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário