domingo, 14 de junho de 2020

Filme: Milagre na Cela 7




O filme turco da Netflix, Milagre na Cela 7, é um remake do original sul coreano com o mesmo nome. “Separado de sua filha por ser acusado de um crime que não cometeu, um homem com deficiência intelectual precisa provar sua inocência ao ser preso pela morte da filha de um comandante. Ele passa a contar com a ajuda de seus companheiros de cela e de quem também está do outro lado das grades”. No elenco temos Aras Bulut İynemli como Memo, Nisa Sofiya Aksongur como Ova, Deniz Baysal como professora Mine, İlker aksum como Askorozlu.



A análise é feita pelo neuropsicólogo Leandro

 

“Lingo Lingo”

 

O filme o Milagre na Cela 7, disponível pelo stream Netflix, se tornou um sucesso. Mesmo após meses de lançamento, quem vê se emociona. Afinal, como não se emocionar pelo amor puro de um pai pela sua filha? Como não se emocionar com o amor puro de uma filha pelo pai? Tudo isso também se refere ao fato de Memo, personagem do pai de Ova, ser especial. Tudo indica que Memo tem algum Déficit Cognitivo, seria um funcionamento cognitivo abaixo do esperado para sua idade. A avó de Memo fala a sua bisneta que o pai “é como uma criança no corpo de um adulto. Ova, é como se ele tivesse a sua idade”, Memo não possui a consciência de questões comuns a um adulto, como se preocupar com emprego, política, economia, ele se preocupa em fazer sua filha feliz, em se divertir com ela, fazê-la estudar. Com a ajuda da avó, Memo a cria da sua maneira, da melhor maneira que pode.

Isso é reconhecido por todos que moram em sua aldeia, ninguém o trata de forma especial ou rebaixando seu intelecto, o tratam como igual, um direito que todos devem ter.

Durante um evento do governo no local, ele se distrai com algumas crianças ao chamar sua filha para almoçar, ele acaba brincando com uma criança (a filha de um militar de alta patente), porém ao chegar perto das rochas ele a orienta a voltar “é perigoso aqui”, mas a menina não dá ouvido, cai e morre. Memo é acusado de homicídio e vai preso.

Na cadeia, os prisioneiros inicialmente o tratam com desprezo, afinal ele “matou uma criança”, mas descobrem que não foi isso e se divertem com ele, compreendem suas limitações e que ele é inocente.

Não falarei mais sobre o filme, pois isso que escrevi vocês podem ver no trailer do filme ou em qualquer sinopse mais detalhada. Vou me ater agora a condição de Memo, o Déficit Cognitivo, ou Deficiência Intelectual.

A deficiência intelectual, comumente conhecida como DI, é classificada como Leve, Moderada e Grave. Ele é classificada através de uma bateria de testes da Avaliação Neuropsicológica ou Multidisciplinar ou Interdisciplinar, juntamente com a avaliação do neurologista.

A avaliação neuropsicológica/multi ou interdisciplinar irá guiar o avaliado e a familiar dele a buscar o melhor tratamento para ele. Não é criar rótulo, mas sim criar uma rede de trabalho para ajudar o avaliado a melhor em suas questões, fazendo o possível para adaptá-lo a rotina do dia a dia.

O paciente que foi diagnosticado como DI, pode buscar ajuda psicológica, neuropsicológica (uma reabilitação neuropsicológica, mais precisamente), fonoaudiológica e de um terapeuta ocupacional ou psicomotricista. Os profissionais dessas áreas, ao trabalharem juntos, poderão fazer muito pela pessoa, mas tudo vai depender também da aceitação da família nesse diagnóstico.

Nenhum diagnóstico que saia um pouco do “normal da sociedade” é fácil de se receber e aceitar, mas é preciso para que tudo que possa ser feito a pessoa diagnosticada seja feito em sua plenitude.

Você sabia que por lei, o “DI” tem direito a um professor auxiliar na classe, matéria adaptada, tratamento de saúde garantido? Mas para tanto é necessário ter o diagnóstico feito pelo médico, e se um bom relatório do exame neuropsicológico (ou multi/interdisciplinar) para guiar os profissionais da educação e saúde nos potenciais apresentados durante os testes.

Não podemos excluir a pessoa que apresenta esse diagnóstico e deixá-la a “Deus dará”, é necessário que façamos algo por ele e que lutemos por seus direitos, garantidos pela Lei brasileira!

 

Existiu a dúvida sobre a condição da criança ou adulto, procure o médico da sua confiança e pergunte sobre a avaliação neuropsicológica. Esta com vergonha de perguntar ao médico, pode mandar uma mensagem para nós aqui no blog que te orientamos.

 

O quanto antes ela for feita, mais rápido os profissionais poderão ajudar.



Ps: A imagem capturei da internet, não é a capa oficial do filme, afinal ele está disponível oficialmente apenas na Netflix

Nenhum comentário:

Postar um comentário