quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Música: Fazendo Música, Jogando Bola - A Hora Lúdica na música

A música "Fazendo Música, Jogando Bola" foi escrita por Pepeu Gomes e Baby do Brasil (na época, Baby Connsuelo) em 1982 no disco "Um Raio Laser" de Pepeu Gomes. Ganhou atualmente uma versão feita por Pedro Mariano no disco "Voz no Ouvido".

A análise foi feita por Leandro

O trabalho de psicoterapia infantil muitas vezes é mal entendido pelos pais, responsável e por outros que vêem de fora o trabalho lúdico, mas Pepeu Gomes e Baby do Brasil (ou Baby Consuelo, é a mesma) captaram algo na música “Fazendo Música, Jogando Bola” a base da hora lúdica na psicoterapia.

A técnica de utilizar brinquedos na psicoterapia infantil é antiga, muito bem descrita por Mellanie Klein, ela nos fala que a criança emprega no ato de brincar suas ansiedades e fantasias. A criança passa a brincar e com isso expressa melhor aquilo que sente, o inconsciente falando através dos jogos lúdicos. A simplicidade do brinquedo possibilita que a criança utilize este mesmo de diversas formas conforme o material que for apresentando, e desta forma, nos auxilia a chegar num quadro mais coerente das atividades de sua mente. Winnicott nos ensina que é apenas no brincar que crianças e adultos liberam sua capacidade criativa.

Para podermos viver melhor e compreender melhor nossa existência precisamos criar, sermos seres criativos. Winnicott nos fala que a criatividade é toda a atitude que está relacionada a atividade externa, que é apenas através da criatividade que o individuo sente que a vida deve ser vivida, que é digna de ser vivida.

Com base nestas duas grandes personalidades da psicanálise e da psicoterapia, vemos a importância que o brincar e a criatividade tem para o ser humano. É necessário utilizarmos a nossa criatividade, brincar, para podermos confrontar a difícil realidade externa, os problemas do dia a dia, e também para enfrentarmos as nossas dificuldades internas também.

As expressões artísticas nada mais são do que a expressão da criatividade de um (ou mais) indivíduos, vejamos as musicas, filmes, livros, são obras criativas que muitos utilizaram para dar vazão a sentimentos internos que não podiam ser expressos claramente.

O jogar bola, fazer música são expressões claras da criatividade brasileira, afinal quantas pessoas conhecemos que gostam de jogar bola, que fazem jogadas criativas para marcar um gol, ou que são músicos amadores, fazendo suas músicas, batucadas e expressando aquilo que sentem?

Que possamos neste dia das crianças e em todos os outros dias que virão aprender a utilizar nossa criatividade para “sacar a vida e ser feliz!”

Segue abaixo a versão feita por Pedro Mariano.

3 comentários:

  1. Chegou o livro mais polêmico e revelador dos últimos tempos!
    = O POMO DE OURO =
    Sinopse: Henrique foi instruído nos mistérios da Maçonaria desde criança e tornou-se um bom Mestre Maçom. Entretanto, por ocasião dos atentados ao World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, Henrique descobriu coisas tão perturbadoras que fizeram ele se afastar da Maçonaria e isolar-se do mundo, até que sua amiga Eva Cristina foi procurá-lo para ajudá-la a decifrar um código que o pai dela havia deixado numa carta antes de falecer em suas explorações arqueológicas. A partir daí, Henrique se vê obrigado a usar de seus conhecimentos secretos da Maçonaria para ajudar Eva a encontrar e devolver a quem de direito um objeto do qual depende o futuro da humanidade: o pomo de ouro.

    Com uma narrativa dinâmica e envolvente para uma trama repleta de mistério, aventura e reviravoltas, o leitor é apresentado a uma série de contradições envolvendo os atentados de 11 de setembro, se torna conhecedor das mentiras da Igreja Católica e dos mais finos mistérios da Maçonaria, além de ficar a par da interpretação contundente de um conjunto de profecias que parece estar se concretizando a todo o momento em nosso tempo.

    Realidade? Ficção? O Pomo de Ouro é a leitura mais intrigante, polêmica e misteriosa dos últimos tempos. Um livro único e imperdível!

    LEIA 20 CAPÍTULOS DO LIVRO GRATUITAMENTE NO BLOG:
    http://opomodeouro1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, também sou psicólogo e gostaria de parabenizá-los pelo blog. Também tenho um, onde falo do cotidiano sob o olhar da psicologia e Psicanálise. O endereço é: www.monopattia.blogspot.com. Sintam-se à vontade para comentar, criticar, sugerir temas. Um abraço, Márcio Lopes.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de parabenizálos pelo blog. Eu também sou psicólogo e tenho meu blog. Nele eu falo sobre o cotidiano com o olhar da Psicologia e Psicanálise. O endereço é www.monopattia.blogspot.com. Sintam-se à vontade para comentar, criticar, sugerir temas. Um abraço!

    ResponderExcluir