domingo, 31 de janeiro de 2010

Filme: Invictus



O filme Invictus é baseado no livro "Conquistando o Inimigo" de John Carlin, que por sua vez é a narrativa da história real do jogo de rugbi que uniu os sul africanos brancos e negros. O filme trata especificamente do jogo de rugbi e do momento no qual aconteceu, o livro volta mais no tempo, começando desde a prisão de Mandela até o final do jogo, um jogo entre ideias e crenças. O filme é dirigido por Clint Eastwood, conta com Morgan Freeman (no papel de Mandela), Matt Damon (como françois Pienaar), Tony Kgoroge (Jason Tshabalala), Patrick Mofokeng (Linda Moonsamy), Matt Stern (Hendrick Booyens). Indicado a dois premios da Academia (Oscar) com Melhor Ator (Morgan Freeman) e melhor ator coadjuvante (Matt Damon).

Análise feita por Leandro




“O perdão começa aqui!” “Esse é o maior poder de todos!”. Essas são frases tiradas do filme “Invictus”, dirigido por Clint Eastwood que conta com Morgan Freeman no papel de Nelson Mandela e Matt Damon no papel de François Pienaar.
A história do filme é baseado no livro “Conquistando o Inimigo” de John Carlin, que por sua vez é baseado nos fatos reais acontecidos na África do Sul durante o apartheid.
A sensacional performance de Freeman como Mandela é fantástica e nos traz algo totalmente importante para a vida de todos, uma história de luta e conquista através de algo muito simples: Perdão!
Na história Mandela é libertado e após as eleições de 1994 é eleito presidente da África do Sul, o primeiro negro presidente do país e primeiro presidente eleito em eleições mistas na África do Sul. Mandela, durante todo o tempo que esteve preso (27 anos) refletiu e pode sentir o que realmente o seu país precisava, o perdão contra os crimes cometidos pelo afrikaners ao sul africanos negros.
Ele entendeu que o ressentimento criado pela violência cometida pelos afrikaners, foi gerada pelo medo de perder o que eles conseguiram. O filme pouco mostra o que aconteceu na vida real, o livro descreve um pouco melhor, as guerras, as mortes, o medo, a destruição de vilas e cidades. Tudo criado pelo medo de perder o que tinham e pelo ressentimento criado pelo medo alheio.
Esse medo estava criando um câncer dentro da sociedade negra do país, estava criando guerras entre os povos (negros x negros; brancos x negros). Tudo pelo medo.
Muitos pensam que seja apenas um sentimento sem importância, que sentimentos não causam nada físico ao corpo humano ou ao corpo da sociedade. Mas a ciência mostra o contrário, demonstra o contrário e, acima de tudo, comprova o contrário!
Claro que todos os estudos existentes dentro da ciência, seja o ramo que for, tem como fundamento conceitos básicos a maioria vindo de filósofos antigos datados de 500 A.C, mas a teoria da Psicossomática foi fundamentada em 1922 por Georg W. Groddeck. Essa teoria nos diz que o corpo humano reage de forma física aos nossos sentimentos, como quando alguém está com raiva e não fala a ninguém o corpo começa a reagir, alguns com fortes dores no estomago, outros com febre, outros com diarréia, prisão de ventre entre tantos outros sintomas. Quem nunca ouviu na televisão, reportagens no jornal, revistas ou mesmo da boca do vizinho “isso que você ta sentindo vai te deixar doente” ou “ supera cara! Se você não se abrir isso vai te dar uma úlcera” “isso vai te dar um câncer”? Todos sabemos que isso pode acontecer, conheço pessoas que quando não conseguem se expressar começam a ter dores de cabeça e febre, outras que quando não conseguem ter o que querem o corpo ataca com uma grande febre.
Existem casos que a preocupação por algo ou alguém pode desencadear uma gastrite, aftas, herpes.
Mandela percebeu que o perdão, o falar durante esse período de doença, poderia curar o país inteiro. Começou com o slogan “Um time, Um país” e com as campanhas para não privar o corpo, ou seja os brancos e os negros, de seus desejos e diversões mais simples resultaram na unificação do país.
E nós, podemos começar uma campanha de unificação de nossos sentimentos? Podemos criar um slogan parecidos “Verdadeiro sentimento, Verdadeiro corpo”?
Uma professora minha vivia repetindo uma frase dentro da sala de aula “boca cala, o corpo fala”, e assim vejo muitas outras repetindo a frase mas muitas não unificam o sentimento para a cura do corpo.
Vamos nos livrar de medo, receios, raivas, ódios para criarmos em nosso corpo uma sensação de bem estar, sensação gerada pelo bem estar do corpo.
Você é quem comanda seu corpo! Você dita as ordens para ele e seu caminho!

Poema: Invictus
William Ernest Henley
Tradução: Leonardo Dias

Do fundo da noite que me cobre,
Preta como o Breu de lado a lado
Agradeço a todos deuses pelo nobre
Inconquistável espírito a mim dado.

No acaso todo das circunstâncias
Não me deixei cair nem gritar
Apesar de um estouro de ânsias
Minha cabeça sangra sem curvar

Além desse lugar de tristezas e insanos
Nada se vê, só o Horror desde cedo
E ainda assim a ameaça dos anos
encontra-me e encontrar-me-á sem medo

Não importa quantas vezes desatino
nem quantas vezes a vida me espalma
Sou o mestre e senhor do meu destino:
Sou o capitão de minha alma.

12 comentários:

  1. MUITO LINDO ADOREI ESTE FILME

    ResponderExcluir
  2. MRG

    O FILME E OTIMO UMA LIÇAO DE VIDA E DE LIDERANÇA,SOMOS O SENHOR DO NOSSO DESTINO ATE CONHECERMOS A JESUS CRISTO,SOMENTE ATE AI!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! Jesus criou aquem é cristão e lhe deu o póder de decisão doque fazer da vida, mandamos em nossas vidas Deus só observa e meche em alguma coisinha aqui e outra ali, mas a maioo parte é feitas por nós mesmos.

      Excluir
  3. agradecemos a DEUS pelo ESPIRITO SANTO SOMENTE pois,deuses é cultura pagã.

    ResponderExcluir
  4. adorei! o comentário e o filme, maravilhoso!

    ResponderExcluir
  5. adorei o blog, vou seguir e aproveitar...
    sucesso
    luciana

    ResponderExcluir
  6. esse filme é demais. muito bom mesmo. parabéns a vcs do blog e aos criadores desse projeto chamado INVICTUS :)

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Foi muito bom ler o seu comentário... me sinto feliz porque a cada dia, percebo que um número maior de pessoas está saindo das trevas do medo e da culpa, tão enraizados em nossa cultura, aliás, em nosso DNA.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza um filme belíssimo, deslumbrante. Fiquei completamente encantada e emocionada com a essencia dos lideres representados nesse filme. Muito emocinante.!
    Por:/ Janiele Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. e muito bom esse filme,gostei...
    so q poderia ter mais gente no filme neh?
    sou meio lesado mesmo.raushhhhh

    ResponderExcluir
  10. noosssa gostei do filme e do poema.

    ResponderExcluir