segunda-feira, 18 de maio de 2009

Livro: A Tenda Vermelha


"A Tenda Vermelha" é um livro escrito por Anita Diamant, que conta a história de Dinah, filha do personagem bíblico Jacó e Liah, que vai crescendo em maio aquela época, vendo os acontecimentos que é contado na bíblia numa narrativa masculina. Aqui a autora, através de estudos dos hábitos da época, faz uma versão da história na visão de Dinah, apresentando costumes e o amor e a complexidade desta mulher.


Análise feita por Natália



O feminino exposto desde os primórdios. A tenda vermelha é descrita pelo livro como o lugar do feminino, as mulheres quando estavam no período menstrual ficavam reclusas em uma tenda vermelha, e é nesse lugar que partilhavam suas angústias e seus medos, lugar em que aconteciam os partos, onde realizavam as preces.
Através do olhar feminino de Dinah, ela descreve com clareza as aventuras das mulheres de sua tribo, da uma plena visão de um fato bíblico descrito por mulheres, as lutas e desafios em busca da construção do feminino.
Interligando essa magnífica histórica com nossa contemporaneidade, qual e o espaço para o feminino qual é a nossa tenda vermelha?
As mulheres nos primórdios carregavam a prole e esse era o legado, o cuidado com os filhos. Hoje as atribuições são inúmeras, casa, marido, filhos, emprego; e o ser feminino a essência da feminilidade. Será que nos perdemos diante desse papeis?
Participei de uma aula sobre o Adoecimento Feminino, dizendo dessas particularidades femininas, a menopausa, depressão, a TPM, e essas particularidades diferem o prognóstico feminino. Devido às mulheres serem seres da falta, o desejo é amplo e a visão diante da vida é diferente.
Há aspectos só nossos, que se perderam diante da multi-facetas , necessitamos ir em busca do resgaste do feminino da essência desse modo de olhar tão particular e singular, que não percamos o foco na perfeição da beleza na superficialidade do feminino, e procuremos a nossa tenda vermelha: o espaço para o feminino.

Mas é preciso ter força, é preciso ter raça
Milton Nascimento.

2 comentários:

  1. Acabei de ler o livro "A tenda vermelha" , encantei-me ao ler palavras que retratam tao bem a vida das mulheres da época , sao realmente palavras que despertam o feminino e realçam o poder das mulheres diante dos homens e da sociedade .Nao pode ser esquecido o quao forte sao as mulheres, que desde os primórdios da existencia demontrou força ao lidar com a questao do poder de gerar uma vida dentro de si.Diante de várias outras questoes que podem ser abordadas por meio da leitura , deixo minhas palavras de adimiraçao pela belíssima desenvoltura que a autora demonstrou no livro e de orgulho de ser mulher.

    ResponderExcluir
  2. JÁ MIM FALAM MUITO DESTA LIVRO, OUVI GRANDES ELOGIOS MAIS A QUI EM MINHA CIDADE, EM FORTALEZA NO ESTADO DO CEARA ESTA EM FALTA.
    GOSTARIA MUITO DE LÊ ONDE ENCONTRA.
    MORRO NA RUA: COSTA FREIRE NUMERO 1660. BAIRRO VILA PERY BJS A TODOS.

    ResponderExcluir