domingo, 31 de maio de 2009

Filme: Os Caçadores da Arca Perdida


Os Caçadores da Arca Perdida é o primeiro produto da franquia Indiana Jones. O filme estrelado por Harrison Ford, baseado nas estórias escritas por George Lucas (criador de Star Wars) e Phillip Kaufman, dirigido por Steven Spielberg e se passa em 1936, o arqueólogo Indiana Jones viaja a procura da Arca da Aliança, que a Bíblia nos conta que contem os 10 Mandamentos dados a Moises, e enfrenta no caminho os ambiciosos nazistas e encontra um velho amor. Filme ganhador de 5 Oscar's eum Grammy por melhor trilha sonora.


A análise é realizada por Leandro.


Muitas crianças pensam em quando crescerem se tornarem caçadores, aventureiros que acham tesouros perdidos na floresta Amazônica, no meio da África ou em algum templo Budista perdido no Tibet. E quando crescem se veem entretidos com as responsabilidades do dia-a-dia, trabalhos, faculdades, casamentos, contas para pagar, médicos, transito, stress.
Muitas crianças que sonharam em ser aventureiras começaram a sonhar quando viram a série de filmes “Idiana Jones”. Eles cresceram e acharam que serem descobridores, aventureiros, era coisa de criança.
A psicoterapia nos mostra exatamente o contrario. Indiana Jones é um arqueólogo que desvenda mistérios considerados por muitos como superstição, mito. E os psicoterapeutas fazem exatamente o que? Eles escavam, descobrem, junto com o paciente, seus antigos medos, anseios, dúvidas, desejos, descobrindo pouco a pouco o que ficaram escondidos devido os nossos mecanismos de defesa e o meio que vivemos.
Mas revelar todo o conteúdo de nosso inconsciente seria vantajoso? Não causaria dano para a própria pessoa e para aqueles que estão a sua volta?
Fazendo um paralelo com o filme, quando Idiana Jones descobre a Arca da Aliança, que possui poderes inimagináveis e que concede ao seu dono o conhecimento do bem e do mal, ele é preso junto com sua namorada, Marion, durante um ataque nazista. Os nazista abrem a Arca da Aliança e são destruídos ao olharem o seu conteúdo, já Indiana e Marion ficam ilesos, com apenas alguns arranhões, já que não olharam para a Arca.
É isso que pode acontecer quando olhamos, procuramos o conteúdo de nosso inconsciente de forma errada, afobadamente.
Os conteúdos que estão em nosso inconsciente podem não nos favorecer se não estivermos preparados para eles. Se temos consciência de algo que está lá mas não estamos preparado isso pode causar grande impacto em nossa vida que não conseguiríamos conviver com tal fato.
Existem em nosso inconsciente vários e vários desejos, desejos que são liberados aos poucos para o nosso consciente, seja através da psicoterapia, sonhos ou pelas próprias conclusões. Não poderíamos viver com o conhecimento de um desejo ou realizar sempre esses desejos. Se no inconsciente de uma pessoa há uma desejo destrutivo, ao entrar em contato com esse desejo a pessoa ou transforma esse desejo destrutivo em algo saudável ou age de acordo com ele, podendo destruir uma vida.
Na psicoterapia, o terapeuta vai aos pouco entrando em contato com o inconsciente do paciente e desvendando os seus mistérios, de acordo com o que o paciente puder ou estiver disposto a procurar. Essa dupla formada na terapia pode desvendar mistérios que para um só seria impossível desvendar, podendo o paciente viver de forma mais plena e saudável.
Para finalizar, digo que não devemos esquecer esse desejo de ser um aventureiro, talvez não consigamos fazer as aventuras em lugares físicos, mas poderemos desvendar os mistérios de nossos, descobrir aos poucos os segredos da nossa própria Arca da Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário