domingo, 10 de maio de 2009

Filme e livro: O Iluminado


Em 1977 Stephen King lançava mais um best-seller, neste anos foi lançado o livro "O Iluminado" e em 1980 Stanley Kubrick o adaptava para o cinema, tendo Jack Nicholson no elenco. A história é sobre uma familia que passa o inverno no hotel Overlook como zeladores, um hotel que já foi palco de assassinatos, de protituições, onde chefões da máfia já se hospedaram. O pequeno Danny passa a ver os fantasmas deste hotel, assim como o pai alcoolatra também ve. Cabe a Wendy, Danny e Jack sairem vivos deste hotel na primavera.


Análise feita por Leandro


Todos já viram ao passar numa rua um homem alcoolizado falando com alguém, dançando sozinho, reclamando baixo, olhando “pro nada”. Os efeitos da bebida em cada pessoa é diferente, inclusive os motivos para chegar a essa bebida, para chegar no alcoolismo.
Tanto no filme quanto no livro “O Iluminado” de Stephen King, Jack Torrance e sua família, a mulher Wendy e o filho Danny, vivem esta realidade: o alcoolismo.
Nele Jack Torrance consegue um emprego como zelador do luxuoso hotel Overlook durante o inverno, Jack aceita o emprego pois foi o único que conseguiu desde sua demissão da escola que trabalhava. Jack foi demitido por agredir um aluno, durante o tempo em que estava sóbrio e pensando na bebida e em sua falta.
Eles mudam durante o inverno para o hotel, que fica localizado entre as montanhas e na época do inverno fica inacessível, ninguém entra ou sai do prédio, devido a neve que fica acumulada em volta do Overlook.
Agora, quando todos estão lá Jack acha um álbum de recortes com algumas manchetes sobre o hotel, de quem viveu lá, quem comprou e vendeu o hotel, e quem morreu no hotel. Quando Jack lê pela primeira vez os recortes muitos dos sintomas que tinha quando estava alcoolizado voltam, Wendy repara nisso mas fala “ta tudo lá, o lenço, a mão na boca, menos a bebida” e com o passar do tempo dentro do hotel Jack começa a se comportar como o antigo zelador que ficou lá durante o inverno e matou toda a família, e Jack em seus delírios sobre a bebida, sobre o hotel e sobre a família, começa a beber no hotel durante o inverno. Mas no hotel não há nenhuma bebida! São os delírios criados por ele e, podemos dizer, pela família.
Reparem como a família queria essa situação, essa situação de perigo extremo, perigo de morte. Todos da família ficaram dependentes ou co-dependentes da bebida de Jack. Ninguém fez nada para tentar melhorar a situação, muito pelo contrário, faziam que a situação piorasse para eles.
Wendy não falava com o marido sobre o porque de chegar na bebida, Jack também não falava, ninguém buscou a ajuda médica para tratar esse problema. Quando Jack deixou de beber, eles simplesmente ficaram quietos sobre o assunto mas esperando que o dia da bebida voltasse.
Durante um momento do livro Jack pensa “ela, Wendy, me levou para a bebida”, ela o levara-o para a bebida através de suas perguntas, comportamento quando ele estava alcoolizado, com o comportamento quando ele estava de ressaca, quando ele tinha um problema. Porém ele também não falava do que o incomodava, queria que fossem a família perfeita para o pequeno filho de cinco anos, mas o filho sabia que a “coisa ruim”, que era a bebida e os atos violentos, não faziam da família dele a família perfeita, mas queria que ele fosse em seus desejos mais infantis.
Todos gostam de uma família feliz, porém o modo mais fácil de ter a família feliz é se enganando sobre os outros membros da família.
Imagine se todos não estivessem tão cegos e co-dependentes uns dos outros e da bebida e quando surgiu o primeiro problema com o alcoolismo de Jack eles tivessem conversado, ponderado sobre o assunto, procurado um psiquiatra ou psicólogo para os ajudar nestes momentos, procurassem o Alcoólicos Anônimos para superar esses problemas. A família poderia estar feliz, pois cada um iria se conhecer, todos reconheceriam que o problema do alcoolismo deles era uma questão geral e não individual, uma questão para a qual não se podia fechar os olhos e acreditar que tudo estava bem.
É preciso muito trabalho e companheirismo de todos da família para que ele se tornasse uma família feliz. E só de participar dessa luta, desse auto-conhecimento, a família já pode se considerar vitoriosa.

Um comentário:

  1. Olha, não sei se você já conviveu com alguém que sofra disso. É muito complicado mesmo. Todas as vezes que Wendy ficava alerta era porque ela sabia não só dos problemas do marido, mas também da sua dificuldade de lidar com a situação. E é daquele jeitinho mesmo. Você pisa em ovos para não magoar a pessoa. Você deduz quando essa pessoa beberá, faz de tudo para que ela não beba. São 24 horas de tensão. Além disso, ela já veio de uma família desequilibrada (ele também). Percebe- se que ela é insegura. A situação do marido só fez com que a insegurança dela aumentasse. Enfim... Concordo que talvez se eles tivessem conversado mais sobre a situação de Jack, as coisas poderiam ser diferentes. Mas nesse livro, não há culpados. Do passado ao presente no livro, eles tinham feridas abertas que só agravaram a relação entre a família.

    ResponderExcluir