quarta-feira, 29 de abril de 2009

Filme: A Procura da Felicidade


"A Procura da Felicidade" filme de direção de Gabriel Muccino. Conta a história real de Chris Gardner (interpretado por Will Smith) em sua busca por ter uma emprego que desse condições melhores para o estudo de seu filho Christopher (Jaden Smith). Will Snoth concorreu ao Oscar de melhor ator por seu personagem neste filme. A análise é realizada por Natália.



A história é comovente é um ato de realidade plena e pura. Nos coloca para pensar sobre a nossa vida como lidamos com o sofrimento, com as frustrações.
Abatemos ou sustentamos diante de um sonho partimos para a pulsão de vida desse sonho, ou aniquilamos antes que ele amadureça.
O sonho de Chris Gardner personagem principal é exposto vencendo as adversidades e mantendo o foco no futuro.

A primeira adversidade é a falta de rede de apoio, sua esposa não permitia que o marido em “seus devaneios” e não acreditou manteve os pés no chão, não se apoderou desse sonho que podia dar certo.

A segunda adversidade é manter esse sonho perante a falta de recursos financeiros o abandono de sua esposa e apelos do seu filho. A cena que se desenvolve no metrô é a mais impressionante, o choro, a garra e a continência de um pai em meio ao desespero e as adversidades.

O desgaste emocional e o vinculo paterno tornaram o personagem um resiliente é a capacidade que o ser humano tem de passar por experiências adversas sem prejuízo para o seu desenvolvimento psíquico.

A resiliencia não é uma construção realizada sozinha se realiza com uma figura vincular no caso seu filho, através dessa figura de apego manifestou-se a sua resiliencia. O resiliente tolera à frustração busca mudar o seu destino, ele não só enfrenta, busca soluções.

Após a sua promoção ele não parou e buscou fazer que isso perdurasse, fez a fortuna.
A psicanálise a respeito da felicidade á controvérsias “somos seres da falta” nunca estamos satisfeitos, mas todos temos o direito de buscar a felicidade almeja-la ser resiliente em alguns aspectos da nossa vida.

Seja um sobrevivente, salve-se.

2 comentários:

  1. Assisti o filme e gostei muito, tbm gostei desse comentário feito pela Natália, com o qual concordo e penso também que devemos ter muita garra para podermos progredir em nossas vidas, Chris Gardner não sabia que tudo iria terminar como terminou, ou seja ele se tornando um milionário, ele queria vencer sim, mas no meu entendimento o senho dele era poder dar uma vida descente a seu filho, uma vida até simples, mas descente, e com sua persistencia e cpmpetencia conseguiu até mais do que esperava. Isso nos incentiva a nunca desistirmos. O importante é seguir em frente, Fé em DEus e pé na tábua. Fiquem todos com Deus

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é muito perfeito, já assite ele umas 10 veses e não mim canso.

    ResponderExcluir