quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Filme: Labirinto do Fauno


A análise abaixo é sobre o filme "O Labirinto do Fauno" escrito e dirigido por Guillermo del Toro e ganhador do Oscar de Direção de Arte, Fotografia, Maquiagem. A história é passada em 1944 no final da Guerra Civil Espanhola, onde Ofélia se muda para a casa de seu novo padrasto, um general facista. Na casa ela descobre um labirinto, que se torna a chave para um mundo de fantasias onde é guiada por um Fauno.


Abaixo está a análise feita pela psicóloga Natália, criadora deste blog junto com o estudante de psicologia Leandro.


O filme nos remete a uma ánalise das relações parentais e as defesas egoicas infantis, a personagem ‘’criou um mundo ‘alternativo’ para suportar as realidades cruéis, ao qual era defrontada á todo momento”.
O padrasto com traços de psicopatas, encobertos em uma postura de ditador, a mãe que não oferecia holding, a continência das angústias de desamparo ao qual Ofélia sentia, simplesmente a explicava que era necessário que aceitasse o capitão como o seu pai.
Não acreditamos que Ofélia seja psicótica, pois suas alucinações foram à única forma de defesa, um refugio em seu mundo de conto de fadas.
Relevante a concretude, no ápice de sua fantasia visualizou seus pais em um reino perfeito e ela reinando como uma princesa absoluta.
O monstro que tinha os olhos nas mãos, é que iria despertar, a qualquer toque a uma mesa lotada de guloseimas, demonstrava a castração de prazer, para personagem não era permitido sentir-se amada e por esse motivo criou um mundo simbólico e alternativo.
Em síntese, o filme nos revela a delicada relação parental, a importância da distinção das defesas e alucinação, Ofélia criou um novo mundo ao qual em sua onipotência ela seria a princesa, em analogia ela pintou o quadro da sua vida ao seu gosto, para se defender de uma realidade cruel ao qual não tinha recursos internos para suportar e se rendeu as fantasias inconscientes projetadas maciçamente em forma de mecanismos de defesa.
Winnicott com muita propriedade foi um dos primeiros ou únicos que postularam a criatividade humana como algo não inconsciente mas algo dirigido para o outro para a sociedade. O bebê é capaz no seu narcisismo em sua experiência primaria “cria o seu mundo”, experiência de onipotência, após a necessidade da desilusão.
O principio da realidade é ruim, mas, com passar do tempo a criança é chamada a dizer “tá’’, grandes desenvolvimentos ocorrem e ela adquire mecanismos mentais geneticamente determinados para lidar com essa afronta. Pois o principio de realidade é uma afronta. Winnicott,1970.
Procuramos em nossa experiência primitiva absorver a essa afronta a desenvolver, portanto uma submissão sadia a realidade concebida em nosso olhar criativo saudável.
Ofélia não sucumbiu a esse principio de realidade é fez um mundo alternativo em sua ilusão um novo “olhar sobre essa realidade”, que afrontava a ser rainha de um mundo alternativo que a levou ao Labirinto do Fauno ao seu reino me remetendo a essa onipotência primária ao qual descrevo acima.
Esse falso self criado pela personagem foge de ser saudável já que o verdadeiro self está repleto de espontaneidade, a personagem tornou escrava de sua “criação”, supomos que essa integração; o ambiente falhou em proporcionar essa desilusão não foi possível na personagem ela ficou presa em seu mundo alternativo distorcendo a realidade.
Digamos que a personagem não fez essa ponte entre o subjetivo e o objetivo demonstrando nas cenas do filme em que esse mundo subjetivo é palpável.
Finalizo essa explanação com trecho de Winnicott 1988
“Em posição de se comunicar secretamente com os fenômenos e objetos subjetivos, a perda de contato com o mundo da realidade compartilhada sendo contrabalançada por um ganho a sentir real“ Winnicott.


2 comentários:

  1. Muito interessante, não havia visto desta maneira. Podemos, ao ver o filme, caracterizar como um conto de fadas (igual ao das histórias) ou como uma defesa psiquica para aquela realidade.

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. olá le você está de parabéns, adorei o blog vou acessar sempre beijos para você e para a Natalia....

    amandinha facu....

    ResponderExcluir